o que é?


Āyurveda significa, em sânscrito, “ciência (veda) da vida (ayur)” que traz para nós o conhecimento de como devemos cuidar de nossa saúde de forma simples, dinâmica e objetiva. Ele nos permite ter qualidade o maior tempo possível em nossas vidas.

Se você está tendo contato com o Āyurveda agora, ou mesmo se você já tem algum conhecimento sobre o tema, é importante lembrar que é um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade, desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos. O conhecimento do Āyurveda serviu de base para toda medicina convencional e os seus tratamentos já são consolidados em vários países, difundido como técnica eficaz de medicina. No Brasil, o Āyurveda vem crescendo de forma expressiva, muitas vezes procurado por pacientes que não estão encontrando a cura na Medicina Convencional ou mesmo como um apoio no tratamento de doenças pré-existentes.

É importante compreender que os princípios do Āyurveda podem ser praticados de forma preventiva equilibrando vários aspectos, como o corporal, emocional e nutricional. O indivíduo passa a ter a consciência da importância de sua atitude e da mudança de seus hábitos para obter resultados necessários e assim adquirir uma nova disciplina saudável que é fundamental para recuperar e manter sua saúde.

O Āyurveda é uma ciência que não se restringe de forma isolada a um conjunto de técnicas de massagens, fitoterapia ou somente um método de desintoxicação. Ele ensina como a vida funciona em todos os níveis: internamente com os diversos aspectos que formam o indivíduo: corpo (śarīra), mente (manas), intelecto (buddhi), ego (ahaṃkāra)energia vital (prāṇa), Ser (Ātma). Mas também na relação indivíduo e o Todo, tanto no meio natural como artificial que criamos, com as forças cósmicas, com as entidades densas e sutis. Aprendemos que a saúde é um estado dinâmico e tem que ser buscada constantemente e de forma consciente, compreendendo a influência que fatores como emoção, estilo de vida, alimentação e ambiente tem influência na saúde e no êxito de um tratamento.

O trabalho do Āyurveda é realizado sobre a base genética de cada indivíduo. Nosso corpo com a sabedoria natural dada a ele. Nosso corpo, nos diz o que desequilibra. Ter sensibilidade para “ouvi-lo” é melhor do que seguir qualquer teoria nova sobre alimentação que está na moda. Com essa consciência, nos tornamos inteiramente responsáveis pelo nosso bem-estar, pois a saúde não é o objetivo final, mas sim o meio, pelo qual concretizamos todas as outras coisas em nossas vidas. Devemos mantê-la em constante preservação.

terapeutas: Ana Paula Russo Schwantes, Cristina Chiang, Carú Alencar
agendamento: info@casajambu.com.br