dança odissi


A dança Odissi possui em seus movimentos uma qualidade escultural que é rara nos estilos de dança do Ocidente. O harmonioso rítmo interno encontrado no tribhanga (tripla flexão), conceito hindu de iconografia, empresta aos movimentos aquilo que é a sua característica principal: o sentido de fluidez e lirismo, evocando beleza, charme, graciosidade e vigor.

A prática da dança Odissi inclui o aprendizado do movimento e dissociação das diferentes partes do corpo como: cabeça (śiro), pescoço (grivā), olhos (dṛiṣṭi), mãos (hasta-mudrā), torso (cala), pés (pāda) e rítmo (tāla). Essas diferentes partes do corpo são combinadas na unidade do movimento nas práticas dos basic steps, que por sua vez evoluem para o aprendizado de coreográficas da dança abstrata (Nṛtta) e dança expressiva (Nṛtya). O estudo do movimento na dança Odissi tem o corpo como um instrumento valioso para a observação e investigação mais profunda e sutil acerca do si mesmo.

horários:
– quintas, às 18:00h (turma iniciante)
– terças, às 18:30h e quintas, às 19:30h (turma avançada)

Your Name
Silvana Duarte
professora de dança clássica Odissi e bailarina

É bailarina e professora de dança com formação clássica e moderna. Começou a praticar Yoga aos 17 anos, mas foi na dança Odissi – Dança Clássica Indiana que encontrou sua melhor experiência no fazer Yoga. Há 23 anos dedica-se ao estudo e prática do Odissi sob a orientação dos melhores gurus do estilo por meio de imersões anuais na Índia. Formou-se em Yoga pelo Instituto de Yoga Clássico de Campinas (1994), pela FMU em São Paulo (2007), e em Reeducação do Movimento pela Escola Ivaldo Bertazzo. É fundadora do Padmaa – Arte e Cultura e professora sênior no Indian Cultural Centre – Consulado Geral da Índia em São Paulo.