sânscrito I

Curso Básico de Sânscrito I (alfabetização)
com prof. Vicente Morisson
início 17 de Agosto


O Sânscrito é uma língua clássica da Índia que influenciou consideravelmente os idiomas ocidentais. É uma das línguas mais antigas da família indo-européia. A palavra Sânscrito significa “aquilo que foi bem feito”. Um outro nome para essa língua é Devabhaśa. Etimologicamente, essa palavra significa “uma língua que é reluzente”; numa acepção mais popular, seu significado seria “a língua dos Deuses”.

O Sânscrito é uma língua foneticamente precisa, em que cada som é representado por um único símbolo. Cada som é precisamente definido em relação ao local onde o som é articulado e também ao tipo de esforço necessário para pronunciar a letra. A escrita usada é o devanāgarī, que significa “a escrita da cidade dos Deuses”.

Há nessa língua a possibilidade do uso de 2.200 raízes verbais para gerar um rico e vasto vocabulário. As palavras são formadas pela adição de prefixos e sufixos, de acordo com regras bem definidas. Panini (IV a.C.) foi o primeiro gramático do Sânscrito, autor de um tratado lingüístico chamado Aśthadhyayi. Obra composta de 3.959 sūtras (aforismos) distribuídos em oito capítulos e cada um deles se subdivide em quatro seções. O seu trabalho é altamente sistemático e técnico, com regras perfeitas, empregando bastante o uso da metalinguagem.

O conhecimento do Sânscrito é a chave para a sagrada literatura indiana, como também para qualquer outra forma de estudo na tradição indiana. Para o estudante do Vedānta e Yoga, essa língua clássica é um caminho para desenvolver uma mente lógica, livre de falácias, como também uma preparação para o contato com os textos tradicionais.

O curso de Sânscrito I visa a compreensão da pronúncia, escrita e leitura do sânscrito. Os alunos terão contato com os princípios básicos da língua, possibilitando assim um maior conforto e entendimento do devanāgarī.

datas: 17, 24 e 31 Agosto / 14, 21 e 28 Setembro / 5, 19, 26 Outubro / 9, 16, 23 e 30 Novembro (às sextas-feiras)

horário: 16:10h às 17:30h

valor: 4x R$ 215,00

 

Your Name
Vicente Morisson
professor de Yoga, Sânscrito e Canto de Mantras

Iniciou o primeiro contato com o Yoga na sua adolescência. Há mais de vinte anos, percorreu por vários estilos de prática e imaginou que através do corpo e da mente pudesse encontrar o que de mais profundo o Yoga tinha a oferecer. Contudo, isso era apenas o começo. Afinal, quem sou Eu? À partir desse momento, viajou vários anos para a Índia para se dedicar ao estudo de Vedānta (parte final dos Vedas) com seu querido mestre Swāmi Dayānanda Sarasvatī. Em 2011, recebeu iniciação como brahmane através do ritual védico chamado upanayanam.

Dentre as referências nessa caminhada tem seu grande amigo-professor Pedro Kupfer, mestra Gloria Arieira e seu iṣṭa-devata Śiva como as suas maiores fontes de inspiração. Formou-se também como terapeuta em Āyurveda pela clínica Dhanvantari e esteve na International Academy of Ayurved (Poona/Índia) num curso de aprofundamento. Além das aulas regulares de Yoga é um apaixonado por Sânscrito, Canto de Mantras e Simbolismo Védico. Depois de coordenar por doze anos o espaço Nīlakaṇṭha tem como novo desafio a CASA JAMBŪ, um espaço dedicado a tradição Védica em São Paulo.

inscrição: 11 2592 9855 ou info@casajambu.com.br