haṭha yoga


Haṭha Yoga é uma forma de Yoga pós-clássico, que se desenvolveu sob influência dos Vedas bem como das idéias de outras escolas cujo fundador é o lendário sábio Matsyendranatha. É um sistema técnico que tem como propósito dar ao praticante a experiência da liberdade dos condicionamentos, da escravidão sensorial, das misérias existenciais, dos karmas passados, entre outros.

A prática vai muito além dos seus aspectos visíveis, como os exercícios de alongamento, força, flexibilidade, respiração que são os mais conhecidos e populares hoje em dia. Nesse método, o foco da prática passa a ser o corpo, usado como ponto de partida para a investigação das realidades mais sutis e profundas dessa unidade chamada ser humano.

*** É importante ressaltar que a prática de āsanas (posturas) é apenas uma parte da estrutura do Yoga. Antes de praticarmos os āsanas, se torna fundamental a compreensão dos Yamas e Niyamas. Da mesma forma, saber onde querermos chegar com a prática, ou seja, o objetivo é essencial para nos mantermos alinhados. Ter a base firme e o objetivo claro é o que faz a diferença no nosso sādhana (prática).

– às segundas e quartas, às 7:30h
– às segundas e quartas, às 18:00h
– às 
terças e quintas, às 7:00h
– às terças e quintas, às 9:00h

Your Name
Vicente Morisson
professor de Yoga, Sânscrito e Canto de Mantras

Percorreu vários estilos de prática há mais de vinte anos, como: Haṭha Yoga, Power Yoga, Vinyāsa Flow, Aṣṭānga Vinyāsa Yoga e Iyengar Yoga. Inclinou-se pela prática de Haṭha Yoga e pelo estudo de Vedānta como forma de transmitir o estilo de vida e o conhecimento do Yoga. Dentre as grandes fontes de inspiração nessa jornada tem Swāmi Dayānanda Sarasvatī como sua maior referência. Mantém os estudos regulares com a querida professora Gloria Ariera, Pedro Kupfer, dentre outros. Formou-se também como terapeuta em Āyurveda em 2004 pela clínica Dhanvantari e em 2005 participou do curso Avançado Teórico e Prático de Āyurveda pela International Academy of Ayurved (Poona/Índia). Além das aulas regulares de Yoga, ensina Canto de Mantras, alfabetização do Sânscrito e palestras sobre autoconhecimento ligadas à tradição Védica. Depois de coordenar por doze anos o espaço Nīlakaṇṭha tem como novo desafio a CASA JAMBŪ, espaço dedicado a tradição Védica em São Paulo.