haṭha


Haṭha Yoga é uma forma de Yoga pós-clássico (posterior ao Yoga Clássico do sábio Patañjali), que se desenvolveu sob influência do Vedānta bem como das idéias de outras escolas cujo fundador é o lendário sábio Matsyendranatha. É um sistema técnico que tem como propósito dar ao praticante a experiência da liberdade plena. Liberdade dos condicionamentos, da escravidão sensorial, das misérias existenciais, dos karmas passados, entre outros.

A prática vai muito além dos seus aspectos visíveis, como os exercícios de alongamento, força, flexibilidade, respiração que são os mais conhecidos e populares hoje em dia. Nesse método, o foco da prática passa a ser o corpo, usado como ponto de partida para a investigação das realidades mais sutis e profundas dessa unidade chamada ser humano.

Utilizamos: aquietamento, técnicas de purificação (kriyās), ásanas (posturas), relaxamento, prāṇāyāmas (expansão da energia vital), técnicas de concentração e meditação. Se necessário podemos utilizar os props. Trazemos também a base do estudo que auxilia manter o equilíbrio ao longo da nossa prática. Prática destinada à qualquer tipo de pessoa, limitação física e idade. Venha fazer uma aula-experimental!

* É importante ressaltar que a prática de āsanas (posturas) é apenas uma parte da estrutura do Yoga. Antes de praticarmos os āsanas, se torna fundamental a compreensão dos Yamas e Niyamas. Da mesma forma, saber onde querermos chegar com a prática, ou seja, o objetivo é essencial para nos mantermos alinhados. Ter a base firme e o objetivo claro é o que faz a diferença no nosso sādhana (prática).

– às segundas e quartas, às 7:30h (Vicente Morisson)
– às segundas e quartas, às 12:15h (Vicente Morisson) – em formação
– às segundas e quartas, às 18:00h (Vicente Morisson)
– às 
terças e quintas, às 7:00h (Vicente Morisson)
– às terças e quintas, às 9:00h (Vicente Morisson)
– às sextas, às 7:30h (Marta Lenci) – em formação
– às sextas, às 9:00h (Vicente Morisson) – em formação

Your Name
Marta Lenci
professora de Yoga

Psicóloga formada pela USP, é praticante de Yoga desde 2000 e encontrou nesta tradição um caminho de vida e de autoconhecimento. Desde 2006 compartilha Haṭha Yoga, Yoga Terapêutico, Liberação Miofascial e agora Yoga Terapia Hormonal – Método Dinah Rodrigues com pessoas dos 5 aos 90 anos, práticas individuais ou em grupo, em Lisboa (Portugal), São Paulo e Bahia. Sócia fundadora da Aliança Portuguesa de Yoga e membro da Aliança do Yoga (Brasil), orientou o CEY – Centro de Estudos de Yoga (Portugal) durante 3 anos onde organizou e ministrou vários workshops. Mantém seus estudos de Vedānta e Yoga com a prof Gloria Arieira, com Pedro Kupfer, entre outros. Gratidão eterna a Swāmi Dayānanda Saraswati e prof. Hermógenes.

Your Name
Vicente Morisson
professor de Yoga, Sânscrito e Canto de Mantras

Por praticamente doze anos conduziu as atividades no espaço Nīlakaṇṭha (SP). Na sua nova etapa de vida fundou a CASA JAMBŪ onde tem como desafio aproximar ramificações da tradição Védica num mesmo local. Iniciou a prática de Yoga desde a adolescência começando pelo Haṭha Yoga (Celeste Castilho e Pedro Kupfer), Power Yoga (Anderson Allegro), Vinyāsa Yoga (Flavinha e Gisele Jacob), Aṣṭanga Vinyāsa Yoga (Camila Reitz e Regina Nuyken), Iyengar Yoga (Kálidas, Gustavo Ponce, Renato Turla).

No estudo de Vedānta encontrou a base para viver o estilo de vida proposto pelo Yoga. Viajou algumas vezes para a Índia e Chile  para praticar e estudar. Swāmi Dayānanda é o seu guruji. A base da sua prática é o Vedānta, Haṭha Yoga, Āyurveda, Sânscrito, Canto de Mantras e o mar. Eles não diferem! Tem os seus estudos presentes com a prof. Gloria Ariera, Pedro Kupfer e outros queridos.