nāda (som)


Nāda essencialmente significa qualquer som ou tom. A tradição Nāda Yoga originou-se na Índia aproximadamente 200 anos antes de Cristo. Na tradição do Yoga Nāda geralmente é associado com o som nasal usado nas palavras místicas e é representado por um semi-círculo. Yoga simplesmente significa união, integridade e harmonia do Ser e nesse caso o mediador é o Som. Nāda também é representado como um “riacho de consciência fluídica” que é a fonte de nossa vitalidade, como os rios existentes ao redor de nosso planeta.

Existem dois tipos de Nāda. O primeiro é “Ahata Nāda”, o qual significa “o Som Tocado”, e é qualquer som musical que é produzido pela fricção de qualquer tipo, tal como em um instrumento ou no corpo humano. Outro tipo, chamado “Anahata Nāda”, é “a Música não Tocada”, que canta nela mesma através de todas as coisas, considerada pela filosofia hindu Eterna, não criada e não produzida.

Embora Nāda Yoga ainda deva ser explorado verdadeiramente, existem referências em abundância dessa teologia sonora em antigos textos como Nāda Bindu Upaniṣad. Em algumas escolas de yogis, tal como a tradição Gorakhnāth, a qual se originou no século X, este tema foi explorado através da mediação do corpo humano. Para este fim, são combinados o uso do som com antigas práticas de yoga. As práticas alternativas de cura hoje existentes aparecem para restabelecer esse antigo paradigma, trazendo de volta a “visão do corpo da alma e do espírito” existindo juntos na constante interface matriz da totalidade. Este estado não é estático, mas dinâmico.

O hinduísmo desenvolveu a teologia e também a cosmologia do Som. Desde os tempos antigos os hindus foram bastante sistemáticos em sua abordagem ao estudar a relação entre Som e Consciência, essências inseparáveis. A prática de Nāda Yoga consiste na vivência sonora proporcionada pelo som do sitar e dos harmônicos da voz, no canto do kirtan e nas vocalizações da notação indiana de forma dirigida. À partir da escuta e do canto em conjunto, os participantes encontram o silêncio, tomando contato com sua verdadeira essência e equilibrando suas emoções.

Your Name
Krucis Khan
músico e professor de Nāda Yoga (Yoga do Som)

É discípulo de Ustad Aashish Khan, de Kolkata, Índia. Inspirado pela tradição Sufi há 20 anos​, desenvolveu seu trabalho com o sitar e o canto dos Harmônicos na Turquia, Índia, Canadá e Brasil. Entre tradição e inovação, ele oferece concertos de Música Clássica Indiana e fusões com outras tradições, além de dirigir kirtans e harmonizações sonoras em residências e empresas, atendimentos pessoais e palestras sobre Nāda Yoga (Yoga do Som).