Curso Básico de Pūjā (5 encontros) – Cecília Muzetti

Curso Básico de Pūjā
com Cecília Muzetti
2 de Março / 20 de Abril / 11 de Maio / 22 de Junho / 10 de Agosto (às sextas-feiras)

O que é Pūjā?

Antes de ser um instrumento para se pedir alguma coisa, as orações e rituais são oferecimentos que dão forma a nossa apreciação de algo maior do que nós, a nossa gratidão pela beleza e harmonia que percebemos ao nosso redor. Na tradição védica, temos orações em sânscrito que nos ajudam a expressar nossos sentimentos e apreciações e rituais variados que completam as orações, um deles se chama Pūjā. Na tradição védica temos vários rituais e orações para invocar o Senhor em suas várias formas. Um ritual simples, mas completo, é a pūjā, que pode ser realizada em casa por qualquer pessoa.

A Pūjā é uma adoração na forma física, onde há um campo maior de expressão da devoção, mais do que é possível nas formas de adoração puramente oral ou mental. O corpo, a mente e a fala estão todos envolvidos numa pūjā. As formas, cores, fragrâncias, sons dos vários ítens de adoração prendem a atenção e ajudam, evocando a devoção em todos nós. Uma pūjā é feita para expressar nossa gratidão para com Īśvara por tudo o que nos foi dado em nossa vida. A própria Criação na qual nascemos é considerada um presente do Senhor. O devoto tem que estar inteiro no ato de devoção, tornando-o completo e significativo. Assim, a oração na forma de um ritual abençoa, ajudando a pessoa a descobrir sua relação com o Senhor que é o Todo.

*  trecho retirado do livro: Pūjā – A realização de um ritual védico – Gloria Arieira

Conteúdo
1. encontro – Conceito de Pūjā na tradição dos Vedas, compreensão de Īśvara e das divindades (devatas).
2. encontro – Formas de disposição de um altar, apresentação e simbologia dos elementos ritualísticos.
3. encontro – Pūjā de 5 etapas: apresentação das etapas e aprendizagem dos mantras (I), teórico-prático.
4. encontro – Pūjā de 16 etapas: apresentação das etapas e aprendizagem dos mantras (II), teórico-prático.
5. encontro – Pūjā de16 etapas: continuação, aprendizagem dos mantras (III), teórico-prático.

formato: 5 encontros (carga horária total de 15h)

horário: 16:00h às 19:00h

ministrante

Your Name
Cecília Muzetti
professora de Yoga, Sânscrito, Canto de Mantras e Vedānta

Formada como professora de Yoga pelo Instituto Ísvara (2005). Estudou Vedānta, Sânscrito e Mantras com Sônia Novaes, Paula Ornelas, Gloria Arieria e Swāmi Paramarthānanda, na linhagem de Swāmi Dayānanda Saraswati. Visitou a Índia em 2008 e 2015 buscando absorver a essência da cultura Védica e aprimorar seus conhecimentos. Percorreu diversos lugares do norte e do sul do país, realizando diferentes práticas de Yoga e vivenciando o cotidiano de Aśrams tradicionais que preservam intacta a cultura milenar. Formada também em Educação Física (2003) com Mestrado pela Unicamp (2013), com o tema Yoga e Saúde. Também, atuou como pesquisadora do LAPACIS/Unicamp.

forma de pagamento
– 5x de R$ 220,00

local: CASA JAMBŪ
Rua Desembargador Joaquim Celidônio, 46A – Jardim Paulistano

inscrição: info@casajambu.com.br