26 (maio) – Exposição: Banho de Fé por Regina Carmona

Exposição: Banho de Fé

Fotografias por Regina Carmona

A série Banho de Fé é um ensaio fotográfico proveniente do trajeto da artista com seu programa de caminhadas poéticas e vivencias artísticas na Índia. Captadas ás margens do Rio Ganges, as fotos retratam a vida em gratitude e devoção ao grande “Mother Gaṅgā”.

As mulheres, ao se banhar sorridentes, expõem a beleza do feminino sem idade, de forma aberta, pura e natural, desprovidas de qualquer censura durante o banho, deixam-se fotografar enquanto lavam as suas vestes – os sarees. Lavam o corpo e os cabelos, umas das outras, chegam a brincar como meninas nesse momento intemporal da vida a fluir calma e suave junto a correnteza das águas do rio. Enquanto outros, em fé, imersos na contemplação das águas sagradas.

inauguração: 26 de Maio (sexta-feira)
horário: às 19:00h

Your Name
Regina Carmona
artísta visual

Sua obra baseia-se no percurso pessoal em diálogo constante com o ser e o destino, as relações afetivas de acolhimento com a natureza e com o humano expõem o corpo como abrigo, uma morada interior, espaço sagrado que exige amor, alimento e respeito. Artista multidisciplinar, mestre em poéticas visuais pela ECA USP, destaca-se no cenário artístico contemporâneo nos anos 90 através do Projeto Nascente III e IV e Heranças Contemporâneas do MAC USP. Exposições individuais e coletivas em importantes instituições do Brasil e exterior. Participa de bienais de gravura na Espanha, Alemanha, Porto Rico, obteve a sala especial Brazilien Day na Trienal da Cracóvia, Polônia. Residências de arte em fundações como Sanskriti Índia, onde coordena projetos especiais de pesquisa e intercâmbio cultural; Instituto George Enesco, Romênia; Fundação HAME Finlândia, Floresta de Ipanema, Brasil. Simpósios e projetos realizados em Israel, Argentina, Espanha, Portugal, Eslováquia. Seu trabalho está presente em publicações e acervos públicos como o MAC USP, SESC Paraná, MAC Sorocaba, MAC Limeira, Sanskriti Museums, Tescani Institute. Autora do espaço sensorial Caminhas Brancas no Parque do Ibirapuera e da instalação Paz Por Favor, escrita nas águas do lago em tributo aos 60 anos do Parque. Parceira da Fundação Sanskriti na Índia e Fekra no Egito, coordena projetos de arte e cultura de paz.

website: reginacarmona